Atualizado em 24/08/2013 às 20:18:44

Confirmada venda do Hospital Santa Catarina, de Cascavel

Imprimir

Em entrevista à rádio CBN em Cascavel, o chefe da 10ª Regional de Saúde, Miroslau Bailak, confirmou a venda do Hospital Santa Catarina para o empresário Rogério Lunardelli, que já responde pelo Hospital Nossa Senhora da Salete, localizada também naquela cidade do oeste do Paraná.

Em 9 de julho último, o Hospital Santa Catarina havia anunciado a paralisação de atendimento por tempo indeterminado. Inclusive na semana anterior pessoal da Vigilância Sanitária municipal havia constatado falhas em três salas do centro cirúrgico e na central de esterilização de materiais.

No entanto, segundo Bailak, da 10ª Regional de Saúde, as 145 inconsistências (falhas) encontradas naquele hospital já haviam sido sanadas, podendo agora o novo grupo controlador (do Hospital Nossa Senhora da Salete) reabrir o Santa Catarina, o que deve acontecer dentro de 30 a 40 dias.

Bailak explica que as chamadas inconsistências podem se referir à falha grave (capazes de provocar o fechamento de um estabelecimento de saúde) ou mesmo algo simples como uma torneira enferrujada. O chefe da 10ª Regional de Saúde acrescenta também que algo que faltava regularizar era a contratação de um farmacêutico, com registro no Conselho Regional da categoria, o que ainda não havia acontecido quando da decisão da direção do Santa Catarina em interromper o atendimento.

Segundo ele, o Hospital Santa Catarina é uma instituição privada que trouxe muito ganho para saúde do oeste do Paraná, no entanto, enfrentando nos últimos 5 a 8 anos problemas de subfinanciamento,  de um repasse do Ministério da Saúde aquém do necessário para sua manutenção. Tal situação acabou produzindo uma dívida acumulada de R$ 21 milhões, inviabilizando assim o atendimento.

Ao comentar que o hospital sempre foi um grande parceiro do SUS (Sistema Único de Saúde), com seus 70 leitos disponíveis, Miroslau Bailak revela que o governo estadual está disposto em contribuir com o Santa Catarina, a partir da compra de serviços para atendimento da população de Cascavel.



» Comentários

Postagem em questão: “Confirmada venda do Hospital Santa Catarina, de Cascavel”

 

  1. Ainda não temos comentários nesta matéria, seja você o primeiro!!

Enviar Comentário
Nome (obrigatório)
E-Mail (não será publicado) (obrigatorio)
Cidade (obrigatorio)
 
 

Copyright © 2012 - cisnop.com.br Desenvolvimento AbusarWeb