Atualizado em 14/09/2013 às 02:25:22

Unidade da Farmácia Paraná em Jacarezinho beneficia 22 municípios

Imprimir

A região de Jacarezinho, no norte pioneiro do Estado, pode contar a partir desta sexta-feira (13) com a unidade reestruturada do programa Farmácia do Paraná. O diretor-geral da Secretaria da Saúde, René Santos, inaugurou a nova Farmácia e destacou a reestruturação física do ambiente para promover o acolhimento dos pacientes.

“O Programa Farmácia do Paraná abrange todo processo de assistência farmacêutica, mas o o grande foco é a melhoria da atenção ao paciente num espaço acolhedor e digno”, disse o diretor. Ele lembrou que o projeto é um dos programas estruturantes da saúde e tem o desafio de readequar todas as farmácias das 22 regionais de saúde.

Já foram inauguradas as farmácias de Guarapuava, Pato Branco, União da Vitória, Apucarana, Cascavel, Toledo, Telêmaco Borba e Londrina.

O prefeito de Jacarezinho, Sérgio Eduardo Emigdio de Faria, agradeceu o apoio do governador Beto Richa para melhorar o sistema de saúde do Estado e anunciou a doação de um terreno municipal para a construção do Centro de Especialidades da região. “A parceria com o Estado vai trazer avanços não apenas para a população de Jacarezinho, mas para toda a região, por isso fazemos questão de oferecer um terreno que possa contemplar o Centro de Especialidades e o novo hemonúcleo da 19a Regional de Saúce”, informou o prefeito.

Medicamentos – A Farmácia da 19a Regional de Saúde atende 3,3 mil pacientes cadastrados de 22 municípios e movimenta cerca de R$ 5 milhões ao ano em medicamentos. O governo do Estado investiu R$ 32 mil na readequação da unidade entre equipamentos e mobiliário.

Segundo a diretora do departamento de assistência farmacêutica, Deise Regina Pontarolli, as farmácias têm a atribuição de gerenciar toda a distribuição de medicamentos na região, inclusive os da assistência básica, adquiridos pelo Consórcio Paraná Saúde para distribuição municipal. Com financiamento municipal, estadual e federal, 393 municípios paranaenses adquirem medicamentos básicos através do consórcio.

“Com a readequação das farmácias, além de melhorar as condições de atendimento aos pacientes, investimos na segurança de armazenamento e distribuição dos medicamentos aos municípios atendidos”, informou Deise.

Ela lembrou que os pacientes cadastrados nas Farmácias do Paraná são aqueles que precisam do uso continuo de medicamentos, dirigidos para tratamento de doenças crônicas, como hepatipes, Parkinson, Alzheimer, entre outras. “Esssas pessoas estão fragilizadas e precisam de atenção especializada para que tenham uma resposta terapêutica adequada. Não é apenas entregar uma caixa de remédios, mas ouvir e orientar o tratamento”, finalizou.

Computadores – René Santos entregou ao prefeito de Barra do Jacaré, Edmar de Freitas, um computador para o fortalecimento da área de saúde do trabalhador do município. O equipamento faz parte do programa Vigiasus, que destina recursos estaduais para o fortalecimento da vigilância em saúde dos 399 municípios paranaenses. Para a região foram destinados 26 equipamentos.

Os municípios atendidos são Barra do Jacaré, Cambará, Carlópolis, Conselheiro Mairinck, Figueira, Guapirama, Ibaiti, Jaboti, Jacarezinho, Japira, Joaquim Távora, Jundiaí do Sul, Pinhalão, Quatiguá, Ribeirão Claro, Salto do Itararé, Santana do Itararé, Santo Antonio da Platina, São José da Boa Vista, Siqueira Campos, Tomazina e Wenceslau Braz.

Também participaram da inauguração o deputado Pedro Lupion, o prefeito de Guapirama, Pedro de Oliveira, o prefeito de Quatiguá, Luis Fernando Dolenz e o diretor da 19a Regional de Saúde, Antonio Carlos Setti.


» Veja Fotos




» Comentários

Postagem em questão: “Unidade da Farmácia Paraná em Jacarezinho beneficia 22 municípios”

 

  1. Ainda não temos comentários nesta matéria, seja você o primeiro!!

Enviar Comentário
Nome (obrigatório)
E-Mail (não será publicado) (obrigatorio)
Cidade (obrigatorio)
 
 
Copyright © 2012 - cisnop.com.br Desenvolvimento AbusarWeb