Atualizado em 02/05/2017 às 14:44:13

Caputo Neto assume presidência do Conselho Nacional de Secretários de Saúde

Imprimir

Caputo Neto assume presidência do Conselho Nacional de Secretários de Saúde

saO secretário de Saúde do Paraná, Michele Caputo Neto, tomou posse nesta terça-feira (25), em Brasília, como presidente do Conass, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde. Eleito por unanimidade de votos no mês passado, Caputo Neto terá o desafio de ser o principal interlocutor dos Estados nas demandas da área da Saúde.

A solenidade fez parte das comemorações aos 35 anos da instituição e contou com a presença marcante de autoridades nacionais e paranaenses, como ministros de Estado, deputados federais, prefeitos de diversos municípios, diretores de hospitais e entidades de classe, além de gestores do SUS. "É uma grande honra assumir a presidência do Conass. Isso mostra que o Paraná é hoje referência em saúde pública e, portanto, temos muito a contribuir para a melhoria do SUS em âmbito nacional", declarou Caputo Neto.

Segundo o Ministro da Saúde, Ricardo Barros, a escolha de Caputo Neto para a presidência do Conass é um reconhecimento ao trabalho de destaque que o secretário vem desenvolvendo à frente da Saúde Pública do Paraná. "Dentre todos os Estados do país, ele é o único secretário de saúde que permanece no cargo desde 2011. Essa longevidade só foi alcançada graças à competência e comprometimento de Caputo Neto com a construção de um SUS melhor para todos. Exemplo de gestor, agora também poderá oferecer seu conhecimento em favor do restante do país", disse o ministro. 

Também tomou posse nesta terça-feira a nova mesa diretora do Conass. Entre eles estão os vice-presidentes regionais: secretário do Rio Grande do Sul, João Gabbardo dos Reis (Sul); do Distrito Federal, Humberto Fonseca (Centro-Oeste); do Rio de Janeiro, Luis Antônio de Souza Teixeira Júnior (Sudeste); de Pernambuco, José Iran Costa Júnior; e do Pará, Vítor Manuel Jesus Mateus (Norte).

Em seu discurso, o secretário do Paraná e novo presidente do Conass, afirmou que sua gestão (2017/2018) será pautada no apoio técnico às secretarias estaduais, bem como ao fortalecimento do diálogo entre os Estados e a proposição de uma agenda de eficiência e inovação no SUS. "Queremos estreitar as relações entre os Estados e também construir uma agenda tripartite, que envolva ações intersetoriais com a participação efetiva dos municípios e do governo federal", ressaltou Caputo Neto.

saPara o presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Mauro Junqueira, este é o caminho para avançar nas políticas públicas de saúde, sobretudo neste momento de crise. "Com a escassez de recursos para a saúde, é preciso saber fazer mais com menos. Por isso, devemos trabalhar cada vez mais em parceria com as demais esferas administrativas e buscar solução para ampliar o acesso da população aos serviços de saúde", disse ele, desejando sorte à Caputo Neto nesta nova empreitada.

Quem também desejou sucesso ao secretário do Paraná foi o presidente do Conselho Nacional de Saúde, Ronald Ferreira, que representa usuários do SUS, prestadores de serviços, gestores e trabalhadores da saúde junto ao controle social. "Com certeza, o Conass está em boas mãos. Espero que essa nova gestão dê continuidade ao diálogo que estabelecemos ao longo dos anos e se espelhe no grande Adib Jatene, um dos fundadores do Conass e que, sem dúvida, é personagem de destaque na história de luta pelo SUS", relatou.

Também participaram do evento os ministros da Justiça, Osmar Serraglio; e do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra; os deputados federais Nelson Padovani, Evandro Roman, Alex Canziani, Edmar Arruda e Alexandre Kaeffer; os prefeitos paranaenses Ulisses Maia (Maringá), Leonaldo Paranhos (Cascavel), Marcelo Belinati (Londrina), Beto Preto (Apucarana); além do presidente do Conselho Regional de Farmácia do Paraná (CRF-PR), Arnaldo Zubioli; do presidente da Uopeccan, Ciro Kreuz; entre outras autoridades

Currículo Michele Caputo Neto

Descendente de italianos, Caputo Neto foi o primeiro de sua família a nascer no Brasil. Maringaense e formado na Universidade Estadual de Maringá, tornou-se em 2011 o primeiro farmacêutico e profissional não médico a assumir o cargo de secretário de Estado da Saúde do Paraná.

Servidor público de carreira da pasta, ingressou no Estado em 1985, na gestão do então governador José Richa. Ao longo de sua carreira, foi chefe de gabinete da Fundação Nacional de Saúde, chefe da Vigilância Sanitária Estadual, diretor-geral do Centro de Medicamentos do Paraná e diretor dos Órgãos Produtores de Insumos e Imunobiológicos da Secretaria de Estado da Saúde. No Município de Curitiba, foi Secretário Municipal de Assuntos Metropolitanos e duas vezes Secretário Municipal de Saúde.

Diretoria CONASS – Gestão 2017/2018
Presidente
Michele Caputo Neto – SES/PR

Vice-presidentes 
Região Norte: Vitor Manoel Jesus Mateus – SES/PA
Região Nordeste: José Iran Costa Júnior – SES/PE
Região Sudeste: Luiz Antônio de Souza Teixeira Júnior – SES/RJ
Região Sul: João Gabbardo dos Reis – SES/RS
Região Centro Oeste: Humberto Lucena Pereira Fonseca – SES/DF

Comissão Fiscal – Titulares
Claudia Luciana de Sousa Mascenas Vera – SES/PB
Henrique Jorge Javi de Sousa – SES/CE
George Antunes de Oliveira – SES/RN

Comissão Fiscal – Suplentes
Humberto Lucena Pereira Costa (SES/DF)
Marcus Esner Musafir – SES/TO
Christian Reis Teixeira – SES/AL
Carlos Eduardo de Oliveira Lula – SES/MA

Representante do CONASS na HEMOBRAS
Henrique Jorge Javi de Sousa – SES/CE

Representante do CONASS na Agência Nacional de Saúde Suplementar
Luiz Antônio de Souza Teixeira Júnior – SES/RJ
René Santos – CONASS (suplente)

Representantes do CONASS no Conselho Consultivo da ANVISA
Humberto Lucena Pereira Fonseca - SES/DF
Viviane Rocha de Luiz - CONASS (suplente)

Secretário Executivo
Jurandi Frutuoso


» Comentários

Postagem em questão: “Caputo Neto assume presidência do Conselho Nacional de Secretários de Saúde”

 

  1. Ainda não temos comentários nesta matéria, seja você o primeiro!!

Enviar Comentário
Nome (obrigatório)
E-Mail (não será publicado) (obrigatorio)
Cidade (obrigatorio)
 
 
Copyright © 2012 - cisnop.com.br Desenvolvimento AbusarWeb