Atualizado em 05/11/2021 às 09:37:32

NOVEMBRO AZUL

Imprimir

O movimento Novembro Azul teve origem em 1999, na Austrália, com um grupo de amigos que decidiram deixar o bigode crescer, a fim de chamar atenção para a saúde masculina. O grupo realizava ações e o que arrecadava, era doado às instituições de caridade. Chegou ao Brasil em 2008, trazido pelo Instituto Lado a Lado pela Vida em conjunto com a Sociedade Brasileira de Urologia.

Para chamar ainda mais a atenção para a causa, o dia 17 de novembro foi escolhido como dia mundial de combate ao câncer de próstata e muitas cidades iluminam os monumentos e prédios públicos na cor azul, assim como é feito durante a Campanha do Outubro Rosa. 

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens. Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. 

A detecção precoce do câncer é uma estratégia utilizada para encontrar um tumor numa fase inicial e, assim, possibilitar maior chance de tratamento bem sucedido.

A detecção precoce de câncer pode ser feita por meio da investigação com diversos tipos de exames, entretanto, no caso do câncer de próstata, esses exames são o toque retal e o exame de sangue para avaliar a dosagem do PSA (antígeno prostático específico).

Um médico deverá ser procurado caso ocorra o surgimento de algum desses sintomas:

- Dificuldade de urinar

- Diminuição do jato de urina

- Necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite

- Sangue na urina

ATENÇÃO: Na maior parte das vezes, esses sintomas não são causados por câncer, mas é importante que eles sejam investigados por um médico.



FONTE: https://www.saude.pr.gov.br/Noticia/Novembro-Azul-pretende-aproximar-homens-das-Unidades-de-Saude

https://www.inca.gov.br/tipos-de-cancer/cancer-de-prostata



» Comentários

Postagem em questão: “NOVEMBRO AZUL”

 

  1. Ainda não temos comentários nesta matéria, seja você o primeiro!!

Enviar Comentário
Nome (obrigatório)
E-Mail (não será publicado) (obrigatorio)
Cidade (obrigatorio)
 
 

(43) 3520-0100

Copyright © 2012 - cisnop.com.br Desenvolvimento AbusarWeb