Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Acesso à informação
Acesso à informação

Saúde do Norte do Paraná, sexta-feira, 01 de novembro de 2024 Telefone (43) 3520-0100

Atendimento Atendimento: De Segunda a Sexta das 7:30 às 16:30 Horas

logo

Sistema

Quin
31/10
Parcialmente Nublado
Máx 31 °C
Min 17 °C
Índice UV
0.0
Sext
01/11
Parcialmente Nublado
Máx 31 °C
Min 16 °C
Índice UV
0.0
Sáb
02/11
Parcialmente Nublado
Máx 30 °C
Min 18 °C
Índice UV
0.0
Domi
03/11
Parcialmente Nublado
Máx 31 °C
Min 19 °C
Índice UV
0.0

Saúde - Sábado, 24 de Março de 2012

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Teste do pezinho - Ampliado investimento para triagem neonatal pelo SUS

Teste do pezinho - Ampliado investimento para triagem neonatal pelo SUS


Teste do pezinho - Ampliado investimento para triagem neonatal pelo SUS

Secretário nacional de Atenção à Saúde assinou, nesta sexta-feira, termo de cooperação com a UFMG para a ampliação do programa

O Secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Helvécio Magalhães, assinou nesta sexta-feira (23), em Belo Horizonte, autorização de transferência de R$ 8,4 milhões para a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O repasse, previsto em termo de cooperação entre as duas instituições, será investido, até 2014, na reformulação do Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN), com melhorias no teste do pezinho. Também participaram da solenidade de assinatura do termo o reitor da UFMG, Clélio Campolina Diniz, e autoridades locais.

“Vamos fazer um diagnóstico da situação e um plano de ação para cada um dos estados de tal forma que, até 2014, todo o país tenha um nível de excelência em triagem neonatal para seis doenças e ambulatórios e serviços de referência”, explica Helvécio Magalhães. “Vamos investir em treinamento de pessoal, protocolos, avaliação e replanejamento do sistema”, completa o secretário.

O teste do pezinho, obrigatório no país, é a primeira etapa da triagem neonatal. Com o exame, é possível detectar precocemente pelo menos quatro doenças - hipotireoidismo congênito, fenilcetonúria, fibrose cística e doença falciforme. O PNTN abrange, além da realização dos exames e detecção de doenças, o acompanhamento e o tratamento dos pacientes, muitas vezes, durante toda a vida.

Como a maior parte das doenças diagnosticadas pelo teste do pezinho não apresenta sintomas logo após o nascimento, é fundamental que a família busque atendimento médico nos casos suspeitos. “O risco é gerar sequelas graves e irreversíveis no desenvolvimento da criança, que só serão perceptíveis tardiamente. Dependendo da doença detectada, pode-se obter adequada orientação sobre o tratamento”, explica Helvécio Magalhães. 

EXCELÊNCIA– O Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico (Nupad) da Faculdade de Medicina da UFMG é reconhecido por sua excelência na triagem neonatal. Ele atuará em todas as etapas da reformulação do programa – desde a montagem de sistema de informações até a capacitação e o treinamento de profissionais. O objetivo do Ministério da Saúde é chegar à cobertura universal dos nascimentos, possibilitando o início precoce do tratamento.

Da Agência Saúde – Ascom/MS (61) 3315-3713 / 3580 / 2351

FacebookTwitterWhatsAppImprimir

Voltar para a listagem de notícias

Covid

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:

De Segunda a Sexta das 7:30 às 16:30 Horas

SIGA NAS REDES SOCIAIS

FacebookYouTube

CONTATO

R. Justino Marquês Bonfim, 17
Conjunto Vitor Dantas
Saúde do Norte do Paraná - PR
CEP: 86300-000
Telefone: (43) 3520-0100
E-mail: diretoria@cisnop.com.br

Ver Localização

Sistema

Consórcio Intermunicipal de Saúde do Norte do Paraná - PR.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.