O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Saúde do Norte do Paraná, quinta-feira, 21 de novembro de 2024 (43) 3520-0100
Atendimento: De Segunda a Sexta das 7:30 às 16:30 Horas
Notícias por Categoria
Paraná tem 19 cidades entre as 100 melhores saúde do país
De acordo com o Índice de Desempenho do SUS (Sistema Único de Saúde), o IDSUS, qué é calculado pelo Ministério da Saúde, o Paraná conta com 19 municípios da lista de 100 cidades brasileiras com a melhor saúde pública.
Os melhores desempenhos paranaenses ficam com Virmond (que aparece em 9º lugar), Campo Bonito (15º), Porto Barreiro (19º), Flor da Serra do Sul (21º), Fernandes Pinheiro (22º), Pitangueiras (33º), Santa Izabel do Oeste (35º), Rio Bonito do Iguaçu (37º), Nova Aliança do Ivaí (39º), Sulina (42º), Bom Sucesso do Sul (45º), Vitorino (46º), Lunardeli (59º), Pinhal de São Bento (65º), Guamiranga (73º), Iguatu (83º), Rosário do Ivaí (84º), Planalto (90º) e Mirador (95º).
O IDSUS é calculado pelo Ministério da Saúde e serve para avaliar a qualidade do sistema público de saúde de todos os municípios brasileiros, com base em vários indicadores, como a porcentagem de mulheres que fazem mamografias e das mães que realizam o pré-natal.
O índice foi divulgado no ano passado e deve sair novamente em 2015. Até lá, permanece como o melhor retrato comparativo da problemática área da saúde no país.
Mas se sair bem no IDSUS - com notas acima de 7, enquanto o Brasil se contenta com uma média de 5,47 - não quer dizer que as cidades abaixo sejam perfeitas ou que necessariamente tenham instalações médicas de ponta, e sim que conseguem garantir o acesso de seus cidadãos à saúde considerando as limitações do próprio tamanho.
Como algumas cidades têm de atender duas mil pessoas (como Arco-Íris) e outras, mais de um milhão (como Goiânia), o índice têm cobranças diferentes. Das pequenas, espera-se uma atenção básica que cubra toda a população; já das grandes, que ofereçam mais, como equipamentos de alta complexidade o que só faz sentido com a demanda de uma cidade maior - e que aguentem, por isso, atender pacientes de outras localidades.
Os estados de São Paulo, Rio Grande do Sul e Minas Gerais concentram os 10 primeiros lugares do Brasil, sendo que, além desses, apenas Santa Catarina, Paraná e Tocantins conseguem ter municípios na lista de excelência do país