Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Acesso à informação
Acesso à informação

Saúde do Norte do Paraná, quinta-feira, 21 de novembro de 2024 Telefone (43) 3520-0100

Atendimento Atendimento: De Segunda a Sexta das 7:30 às 16:30 Horas

logo

Sistema

Saúde - Domingo, 31 de Março de 2013

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Municípios da região não correm risco de ficar sem Samu

Municípios da região não correm risco de ficar sem Samu


Municípios da região não correm risco de ficar sem Samu

Mesmo com a inadimplência de alguns municípios da região, a população daquelas localidades não corre o risco de ficar sem a prestação de serviços pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) Norte Pioneiro.

É pelo menos esse o entendimento que saiu de reunião do Cisnop (Consórcio Intermunicipal do Norte do Paraná), realizada na quinta-feira, 28 de março, em Cornélio Procópio.Secretários de saúde e prefeitos presentes àquele encontro entenderam que, mesmo com pendências quanto ao repasse de recursos, a população de um determinado município não pode sofrer restrição de atendimento.

Em termos práticos, eles defenderam que não tem como, em caso de alguma emergência, a equipe do Samu deixar de prestar atendimento, por envolver a saúde do ser humano. Há que se observar ainda que aquele serviço é também custeado pelo governo estadual (25%) e federal (50%), que se soma aos investimentos feitos pelos municípios (25%).

Durante a reunião de quinta-feira coordenada pelo presidente do Cisnop, o prefeito de Congonhinhas, José Olegário Ribeiro Lopes (PSDB), foi deliberado sobre a necessidade de uma rodada de discussão entre os municípios integrantes da Amunop (com sede em Cornélio Procópio) e Amunorpi (de Santo Antônio da Platina).

Eles devem achar uma solução para o caso de municípios com atraso do repasse ao Cisnop, assim como aquela situação de cidades que, mesmo não arcando com o custo do serviço, vinham utilizando a estrutura do Samu principalmente durante a gestão passada de prefeitos da região.

Durante a última reunião do Cisnop, secretários de saúde e prefeitos da região aprovaram também o reajuste de 40% no repasse feito pelos municípios ao consórcio.

Aliado a isso, com medidas de austeridade adotadas pela nova gestão, como enxugamento da máquina administrativa e revisão dos contratos de serviços e consultas adquiridas pela entidade, o Cisnop caminha para o equilíbrio de suas contas. Estima-se a dívida acumulada em aproximadamente de R$ 180 mil decorrentes de déficit mensal de R$ 76,5 mil produzido no curto prazo.

FacebookTwitterWhatsAppImprimir

Voltar para a listagem de notícias

Covid

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:

De Segunda a Sexta das 7:30 às 16:30 Horas

SIGA NAS REDES SOCIAIS

FacebookYouTube

CONTATO

R. Justino Marquês Bonfim, 17
Conjunto Vitor Dantas
Saúde do Norte do Paraná - PR
CEP: 86300-000
Telefone: (43) 3520-0100
E-mail: diretoria@cisnop.com.br

Ver Localização

Sistema

Consórcio Intermunicipal de Saúde do Norte do Paraná - PR.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.