Prefeitos e secretários de Saúde reunidos na manhã desta sexta-feira, 4, em Cornélio Procópio, aprovaram a compra de um processador para o aparelho de raio-x pelo Cisnop (Consórcio Intermunicipal de Saúde do Norte do Paraná).
Com preço estimado de R$ 14,6 mil, aquele valor será rateado entre os municípios participantes do consórcio, conforme votação realizada nesta sexta-feira.
Segundo o presidente do Cisnop, o prefeito de Santa Cecília do Pavão, Edmar Aparecido Pereira dos Santos, o atual aparelho foi cedido pelo Estado e tem apresentado constantes problemas, implicando em gastos com manutenção e atrasado a realização dos exames.
O problema citado pelo presidente da entidade foi ainda ratificado pelo diretor clínico do Cisnop, Edimar Gomes, que comentou que cada reparo chega a custar R$ 800,00, havendo inclusive necessidade de mandar para o serviço de manutenção até três vezes por mês. O diretor clínico lembrou ainda que, com o equipamento parado, fica também comprometida a realização dos exames de raio-x, que chega até 80 por dia.
Durante a reunião do Cisnop, os presentes também discutiram a proposta de mudança do estatuto da entidade, cuja personalidade jurídica passa de privada para público. Segundo o presidente Edimar Santos, a alteração acontece de forma a adequar o consórcio às exigências da lei, assim como possibilitar o recebimento de recursos públicos, como aqueles provenientes de emendas parlamentares.
Por sugestão do prefeito Celso Silva, de Bandeirantes, o assunto será retomado na reunião da próxima sexta-feira, 11 de maio. O prefeito havia pedido uma semana de prazo para que a assessoria jurídica dos municípios pudesse analisar a proposta e fazer possíveis contribuições àquela matéria.
Após a aprovação pela plenária do Cisnop, o protocolo de intenções que altera o estatuto da entidade será encaminhado aos prefeitos da região, que irão submeter a matéria à apreciação da Câmara de Vereadores de seus respectivos municípios.
A reunião do Cisnop contou com a presença dos prefeitos Amarildo Tostes (Itambaracá), Celso Silva (Bandeirantes), Edmar Santos (Santa Cecília do Pavão), Carlos Sutil, o Carmo (prefeito de São Jerônimo da Serra) e Luiz Fernandes (São Sebastião da Amoreira).
A discussão foi também acompanhada pelos secretários de Saúde Sheila Rodrigues Paião (Andirá), Marcelo Haruhiko Shimysu (Congonhinhas), Célia Maria Santine de Andrade (Itambaracá), Rosana Ruy (Nova Santa Bárbara), Reginaldo Estuqui (Rancho Alegre), Marinês Berti (Santa Amélia), Alexsandra Marcovanti Mariucci (Cornélio Procópio), Viviane Mara Rosa Souza (Santo Antônio do Paraíso), Fátima Ramalho (São Sebastião da Amoreira), Dozinete Rui Pinha (Uraí) e Cornélio Nogueira Neto (Sertaneja).
Saúde do Norte do Paraná