Servidores da área da saúde do Paraná se reuniaram na Praça 19 de Dezembro, no Centro Cívico, em Curitiba, para um ato de repúdio contra o reajuste salarial anunciado pelo governo de 5,1%. A categoria reivindica um aumento salarial de 10,32%, implantação da jornada de 30 horas, progressão por tempo de serviço, entre outros. Hoje, os servidores da saúde recebem salário base de R$ 1.118,97. Com 5,1%, o salário sobe em R$ 57,06.
Durante o dia, eles caminhar até o Palácio Iguaçu e também foram á sede da Assembleia Legislativa do estado. De acordo com a categoria, eles quereiam cobram atitude dos deputados governistas.
Marcamos nesta praça onde estão as estátuas nuas porque é assim que nos sentimos com este reajuste fora dos padrões, disse Heloísa Helena de Souza, coordenadora do Sindsaúde, sindicato dos servidores estaduais da saúde do Paraná.
Nota
O SindSaúde, sindicato que representa mais da metade dos servidores da Sesa, encaminhou uma carta aberta ao legislativo estadual cobrando a implantação da jornada de 30 horas para os servidores da saúde. Na carta, solicitam ainda que a progressão por tempo de serviço saia do esquecimento. Também queremos um reajuste salarial mais justo. Se o governador reajustou o mínimo regional em 10,32%, os servidores estaduais têm direito a, pelo menos, o mesmo índice, diz a nota.
(Portal Banda B)
Saúde do Norte do Paraná