O prefeito de Santa Cecília do Pavão e presidente do Cisnop (Consórcio Intermunicpal de Saúde do Norte do Paraná), Edimar Santos, o secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, e o diretor de Políticas de Urgência e Emergência, Vinicius Filipak, participaram neste sábado (26) da inauguração do Samu Regional do Norte Pioneiro com sede em Cornélio Procópio.
A princípio 31 municípios de abrangência das Regionais de Saúde de Jacarezinho e Cornélio Procópio serão beneficiados com a nova central de regulação que começa a operar nesta segunda-feira (28) pelo telefone 192. Foram investidos R$ 500 mil na central que terá 160 funcionários e 13 ambulâncias, sendo três UTIs móveis. De acordo com o secretário Caputo Neto, até o ano que vem serão inaugurados 12 Samus Regionais. O Samu é fundamental para a implantação da rede de urgência e emergência, que passa a contribuir de forma efetiva para organização do sistema, direcionando os pacientes para o local certo. Ele ressaltou que a implantação do Samu do Norte Pioneiro só foi possível porque houve empenho das três esferas responsáveis (das prefeituras, do governo estadual, principalmente através das equipes regionais, e do governo federal). Além do Samu, a Rede de Urgência e Emergência é composta pelo Siate (Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência, do Corpo de Bombeiros) e pelos pronto-socorros dos hospitais públicos e filantrópicos.
No ano passado lançamos o HOSPSUS, programa estruturante que destina recursos para 50 hospitais que são referência para gestação de risco e atendimento de emergência em todo o Estado, disse Caputo Neto. Ele informou que a Santa Casa de Bandeirantes deve receber leitos 10 de UTI para fortalecer a Rede de Urgência e Emergência da região.
Saúde do Norte do Paraná