Doação de sangue no PR é metade do que o recomendado

Saúde - Segunda-feira, 26 de Novembro de 2012


Doação de sangue no PR é metade do que o recomendado

O diretor do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar)  Paulo Hatschbach, afirmou nesta sexta-feira (23) que apenas 1,9% dos paranaenses é doador. A indicação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é de que 3% a 5% da população seja doadora de sangue para a manutenção dos estoque.

Ou seja, o estado tem, aproximadamente, a metade do número recomendado de doadores de sangue pela OMS.

Hatschbach participou, nesta sexta-feira, de atividades pelo Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, que será comemorado no domingo (25). A autossuficiência do estoque de sangue do Hemepar dura entre dois e três dias, segundo o diretor. A recomendação da Organização Mundial da Saúde é de que durasse de cinco a sete dias.

O principal hemocentro no estado, que fica em Curitiba, recebe, em média, de 60 a 80 doações diárias. O número ideal  de doadores, por dia, seria de 150. A Rede Hemepar atende cerca de 12 mil pessoas por mês em 22 municípios e 384 hospitais no estado.

Serviço Os pontos de coleta de sangue da Rede Hemepar funcionam de segunda-feira a sábado, em horário comercial. Para ser doador, é preciso ter entre 16 e 65 anos, passar por uma breve entrevista e ser considerado apto nos exames solicitados. O telefone para mais informações sobre doação de sangue é 0800-645-4555.

Consórcio Intermunicipal


Saúde do Norte do Paraná