O governo do Estado vai dobrar o número de ambulâncias e colocar mais uma UTI móvel à disposição do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) durante a temporada de verão. Será a primeira temporada com o Samu Litoral em operação. A região também conta, a partir deste ano, com a Central de Regulação Médica do Litoral, que vai qualificar o atendimento em saúde. A Central será responsável por ordenar os atendimentos de urgência e emergência na região, possibilitando que o paciente seja atendido de forma ágil, destacou o secretário da Saúde, Michele Caputo Neto.
O Samu Litoral em funcionamento desde julho, com sete ambulâncias de suporte básico distribuídas nos municípios da região e uma de UTI móvel posicionada em Paranaguá será reforçado durante a Operação Verão. Os profissionais poderão contar com mais sete ambulâncias de simples remoção (uma em cada município) e mais uma de UTI móvel, com base em Guaratuba. O Samu pode ser acionado pelo telefone 192. Segundo o coordenador de Políticas de Urgência e Emergências da Secretaria da Saúde, Vinícius Filipak, o solicitante será orientado pelo médico, que coordenará todo o processo pré-hospitalar. Caso haja necessidade, ambulância ou helicóptero será deslocado para prestar os primeiros socorros e encaminhar o paciente para uma unidade de referência.
Além disso, o Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma e Emergência (Siate) também estará em funcionamento, com três ambulâncias posicionadas nos quartéis do Corpo de Bombeiros de Pontal do Paraná, Matinhos e Guaratuba. Nos feriados de Natal, Ano-Novo e Carnaval, o número de profissionais de saúde será ampliado, principalmente em Pontal do Paraná, Matinhos e Guaratuba, que concentram o maior número de balneários. As mudanças fazem parte das ações da Operação Verão Paraná 2012-2013, lançada pelo governador Beto Richa, na quinta-feira (20), em Matinhos. Os principais postos de atendimento e hospitais de referência para atendimento no litoral começam a funcionar com reforço de profissionais. Haverá cerca de 2 mil plantões médicos, 900 de enfermagem e 2 mil de técnicos de enfermagem, além de ambulâncias, helicóptero, equipamentos, medicamentos e outros insumos de saúde.
Afogados O Centro de Recuperação de Afogados, instalado no Hospital Nossa Senhora dos Navegantes (Matinhos), volta a funcionar nesta Operação Verão. Situado em local estratégico, entre Pontal do Paraná e Guaratuba, a unidade é especializada em atender acidentes aquáticos, como afogamentos, acidentes com águas-vivas, caravelas e outros animais marinhos. Como no ano passado, o resgate no litoral também contará com aeronave do Grupamento Aeropolicial e Resgate Aéreo do Paraná (Graer-PR). Uma equipe médica estará de plantão no helicóptero nos fins de semana e feriados. Os casos mais graves serão encaminhados diretamente ao Hospital Regional do Litoral (Paranaguá) ou até mesmo para Curitiba.
O Hospital Regional do Litoral será a principal referência para alta complexidade na região. Com 162 leitos gerais e 21 leitos de UTI, o hospital também terá mais profissionais durante a temporada de verão. Serão dois enfermeiros, um médico e oito técnicos de enfermagem a mais para o pronto-socorro do hospital.
Saúde do Norte do Paraná