O governador Beto Richa lançou nesta terça-feira, o programa Rede Paraná Urgência. A medida vai reforçar o sistema de atendimento aos casos de emergência em todas as regiões paranaenses. O Governo do Estado vai investir 211 milhões de reais para garantir assistência qualificada e resolutiva em situações de urgência.
O governador destacou que esta é uma ação que visa melhorar a saúde dos paranaenses com um atendimento de mais qualidade, ágil e mais humano.
Beto Richa destacou os avanços na área da saúde nos últimos dois anos, como a redução dos índices de mortalidade materno-infantil e o aumento no número de transplantes realizados no Paraná.
O governador lembrou ainda que, pela primeira vez, o Estado cumpre a Emenda Constitucional 29 e aplica 12% das receitas em saúde. O secretário da Saúde, Michele Caputo Neto, afirmou que a Rede Paraná Urgência é parte de um conjunto de políticas do Governo do Estado para ampliar os serviços de saúde, dando assistência adequada às pessoas em situação de risco.
Outra área que terá reforço é o de transporte aeromédico. Segundo o secretário, estão previstas ainda para esse ano mais um helicóptero e um avião com UTI móvel.
Durante o encontro, o governador Beto Richa lançou o Plano Estadual de Saúde 2012/2015, documento que norteia as ações do Governo do Estado na área. Também foi distribuído o relatório da 10ª Conferência Estadual de Saúde.
O presidente do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde do Paraná, Antônio Carlos Nardi, disse que o plano foi elaborado de forma democrática e dando a oportunidade de várias entidades contribuírem.
Saúde do Norte do Paraná