do G1
Começa nesta segunda-feira (15), a campanha de vacinação contra a gripe no Paraná. Em todo o estado, a meta é imunizar 2,8 milhões de pessoas, até o dia 26 de abril. O número é equivalente a 80% do público alvo da campanha. A vacina, segundo a Secretaria de Saúde (Sesa) protege contra os principais vírus da doença, entre eles o da gripe A(H1N1).
Entre as pessoas habilitadas a tomar a dose estão pessoas com mais de 60 anos de idade, crianças com idade entre seis meses a um ano, 11 meses e 29 dias, gestantes, indígenas, trabalhadores de saúde e pessoas privadas de liberdade - a campanha deste ano inclui também os portadores de doenças crônicas e as mães com pós-parto de até 45 dias.
Quem tiver doenças crônicas precisa comprovar a necessidade da imunização, apresentando receita de remédio de uso contínuo ou indicação médica. As doses ficam disponíveis em 2,5 mil unidades de saúde do Paraná.
De acordo com a Sesa, as pessoas que trabalham na área da saúde vão ser imunizadas no próprio local de trabalho. Os únicos que terão direito à dose gratuita são os que atuam diretamente no tratamento de casos suspeitos de gripe. Para poderem ser imunizados, os servidores devem apresentar atestado do médico responsável pela unidade.
A vacina é aplicada em uma dose única para todos os grupos, salvo as crianças. Elas vão receber duas doses. Uma agora e outra em 30 dias após a primeira aplicação. A Sesa informa que as doses são obrigatórias, já que apenas uma não é suficiente para garantir a imunização das crianças.
Saúde do Norte do Paraná