O primeiro passo para melhorar é admitir que tem o problema e buscar ajuda.
A pessoa com depressão sofre demais: desânimo, tristeza, falta de energia para atividades do dia a dia são alguns dos sintomas. O que poucos sabem é que a persistência destes sentimentos por períodos longos somados a alterações do sono e apetite, dores sem explicações clínicas, dores de cabeça, culpa, desesperança, estresse e pensamentos suicidas configuram o primeiro estágio da depressão.
O tratamento da depressão inclui acompanhamento psicológico, medicamentos e mudanças nos hábitos de vida e é aqui que entra o exercício físico.
Fica aí a dica: diversos estudos comprovaram que a prática regular de exercícios é uma maneira natural e saudável para prevenir e combater a depressão.
De preferência exercícios aeróbicos como caminhar, correr, pedalar ou fazer qualquer outra atividade melhora a depressão e também a ansiedade.
Isso acontece porque os exercícios aeróbicos fazem o organismo produzir diversas substâncias como a endorfina, associada às sensações de bem-estar e euforia.
Pra concluir, isso é tão importante que alguns estudos sugerem que o exercício físico pode ser tanto quanto, ou até mesmo mais benéfico que o uso de medicamentos.
Saúde do Norte do Paraná