No dia 13 de maio de 2022, durante a tarde, ocorreu uma reunião com o presidente do CISNOP, Edimar dos Santos, os senhores prefeitos municipais e representantes, a diretora administrativa do CISNOP, Cristina Martins Alves, a diretora da 18ª regional de saúde, Eliana de F. C. Pinheiro, duas representantes do SEJUF – Secretária da Família, Justiça e Trabalho, Fernanda Flauzino e Leila M. Bruniera, o prefeito de Cornélio Procópio e presidente da AMUNOP – Associação dos Municípios do Norte do Paraná, Amin Jose Hannouche, os secretários de saúde, os secretários de assistência social e um representante do conselho tutelar de cada município, em seguida passou a palavra para a representante do SEJUF, Fernanda, na qual foi discutido assuntos como: Casa Lar Regional, Rede de Urgência e Emergência, e SAMU.
Iniciou-se com a representante do SEJUF, Fernanda Flauzino, apresentando os parâmetros de funcionamento de uma casa lar a todos os presentes e após diversos questionamentos, foi aprovada em votação a criação de uma casa lar regional.
Logo em seguida foi passada a palavra ao assessor jurídico do CISNOP, Dr. Luiz Gustavo, o mesmo informou a finalização do processo de contratação emergencial para nova empresa responsável pelo SAMU, visto tamanha necessidade após todos os problemas evidenciados pela empresa anterior, completou ainda anunciando que a nova empresa contratada assumiria as atividades já na segunda-feira (16/05/2022) as 07:00 horas, o presidente comunicou a todos que durante reunião com a 19ª regional de saúde, no período da manhã, foi informado pelo presidente do CISNORPI, de maneira não oficial, que eles decidiram separar o SAMU, entretanto, informaram que isso ocorrerá apenas no final do ano.
Na sequencia, foi chamada a diretora da 18ª regional de saúde, Eliana, no qual falou sobre a rede de urgência e emergência, pediu que todas as reclamações fossem feitas de maneira formal para as medidas necessárias pudessem ser tomadas, explicou um pouco o motivo de tamanha dificuldade na porta de entrada da Santa Casa de Cornélio Procópio e que isso acontece devido o grande número de atendimentos, quando questionada quais são as portas de entrada na rede de urgência e emergência e se é somente a Santa Casa de Cornélio Procópio, foi respondido que existe também a Santa Casa de Bandeirantes. A mesma informou que devido ao grande número de reclamações com a Santa Casa de Cornélio Procópio, foi montada uma comissão para que o caso possa ser observado mais de perto e resolvido da melhor maneira possível.
Saúde do Norte do Paraná