Realizamos nesta semana três dias de reuniões, no qual contamos com a presença de 02 agentes comunitários de saúde, 02 enfermeiros, e 02 agendadores como representantes de cada município.
Na manhã do dia 15 de março de 2023, foi realizada uma reunião do CISNOP com os agentes comunitários de saúde - ACS de cada município. Analisando que os agentes comunitários atuam na promoção, proteção e prevenção da saúde, uma vez que acompanham as famílias da comunidade em suas casas e os orientam sobre as formas de acesso ao SUS.
A reunião consistiu em esclarecer aos presentes o que é o consórcio, como o mesmo funciona, quais os serviços ofertados, como ter acesso a esses serviços, e como é realizado os agendamentos.
Na manhã do dia 16 de março, o encontro ocorreu com os enfermeiros municipais, e contou com a presença do coordenador clínico, Ricardo Meletto, no qual discorreu sobre a central de regulação de urgências, informou sobre a distribuição das bases e modelos de ambulâncias presentes nos municípios. Explicou como funciona a central de regulação e como é a recepção de um chamado, mostrou o sistema operacional de regulação, e aproveitando a oportunidade, expôs que é o mesmo no Brasil todo. Em seguida expôs as mediam diárias, semanais, e anuais de atendimento, desde o ano de 2013, e a media trimestral de transferências, desde 2019.
Já na manhã do dia 17 de março, o a reunião contou com a presença dos agendadores municipais, na qual foram relembradas as funcionalidades do sistema de agendamento. A diretora administrativa do consórcio aproveitou para mais uma vez salientar que o login e a senha de acesso de cada um são como assinaturas digitais, e não pode ser compartilhado. Esclareceu que mudanças de formatos e formas de divisões para os agendamentos ocorrem mediante aprovação dos secretários, na sequencia, explicou que a quantidade de consultas é decidida pelo contratado e o aumento só ocorre mediante demonstração de interesse do mesmo, em seguida esclareceu que cancelamentos na agenda são informados de maneira imediata.
As reuniões tiveram como alvo melhorar a qualidade da saúde de cada município aproximando os funcionários municipais do CISNOP. Todos os tópicos foram abordados de maneira especifica, enquanto o esclarecimento das duvidas acontecia de maneira dinâmica.
Saúde do Norte do Paraná